Quem sou eu

Alunos da FEEVALE. Com o intuito de concientizar as pessoas, criamos esse blog, expressando nossas opiniões quanto as drogas, e tentando concientizar aqueles que ainda não levam esse assunto a sério. O blog aborda todos os tipos de respostas que uma pessoa necessita, para estar ciente das consequencias que as drogas trazem. Opinião das alunas a respeito do assunto; As drogas estão cada vez mais frequentes em nossos meios sociais, elas já são vistas com mais liberdade - o que é um absurdo- do que antes. Se não nos concientizarmos de que as drogas não trazem nenhum benefício, mas sim um malefício, não poderemos ajudar quem realmente está viciado. Com esse blog, você poderá saber como ajudar um viciado, seja conhecido ou não, e estar mais por dentro dos sintomas e efeitos que seu uso contínuo provoca.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Como ajudar um viciado?




Não é errado amar uma pessoa viciada: errado é permitir que ela continue a viciar-se. Há uma maneira afetuosa par que você ajude a uma pessoa que se encontra dominada por um vício, seja ele qual for.A pessoa viciada não tem forças para enfrentar seu problema sozinha. Necessitará de toda ajuda possível. Sem muita ajuda, com certeza ela fraquejará. Você não precisa esperar que uma pessoa viciada venha suplicar-lhe ajuda. Precisa entender que o viciado, sabe que o é, e de certo modo, procura negar esta verdade, por sentimento de culpa, vergonha ou medo de ver a sua imagem destruída. Muitos insistirão em afirmar que não são dependentes de algum vício. Não espere que um viciado venha até você solicitar algum tipo de ajuda. Você é que tem o dever de ajudá-lo voluntariamente, apoiá-lo e orientá-lo. Para tanto a primeira coisa a ser feita é a INICIATIVA.

1° Todas as pessoas reunidas para falar com o viciado, devem saber o máximo sobre a vida dele, sobretudo sobre os danos que o vício está causando à pessoa.

2°. Devem conhecer de um modo satisfatório os efeitos e conseqüências do vício, para transmitirem isto ao viciado.

3°. Devem falar franca e positivamente ao viciado, dizendo-lhe apenas a verdade, sobre as conseqüências morais, mentais, física e sociais que ele pode estar causando ou causará.

4°. Devem ter em mãos um PLANO DE AÇÃO, um PROGRAMA, para que o viciado possa iniciar imediatamente. Os problemas devem ser abordados de modo enfático, e em seguida serem apresentadas soluções viáveis.

5°. Caso o viciado já esteja numa fase crônica, não relutem em encaminhá-lo para uma clínica de recuperação e assumirem todas as responsabilidades. Para tanto, devem buscar antecipadamente todas as informações acerca da clínica, dos médicos, do custo e período de tratamento. Todas as coisas devem ser anunciadas ao viciado, durante a conversa de INICIATIVA.

6°. Se o caso é muito grave, é importante ter um profissional competente para orientar o grupo de INICIATIVA. Um psicólogo, ou psiquiatra, pode dar sugestões importantes.

7°. Não relutem em comunicar à empresa, escola ou qualquer outra instituição freqüentada pelo viciado, que ele precisará de toda ajuda possível, quer recebendo uma licença para tratamento, ou mesmo férias antecipadas. É muito provável que estas instituições já tenham pensado nisto.

8°. Cada um dos participantes da INICIATIVA deve ler ou falar alguma coisa sobre o vício, sendo que tudo deve ser ensaiado e revisado por um especialista.

9°. Mostrar ao viciado como é que ele fica ou se comporta quando está viciado. As conseqüências que ele traz para si e para as demais pessoas.

10°. Caso a pessoa viciada esteja correndo risco de vida por causa do vício, é bom que lhe sejam tirados a carteira de habilitação e o veículo, bem como deve ser advertido que enquanto não se curar, não terá permissão para guiar automóvel. Tal decisão será tomada para proteger a vida da pessoa viciada e dos demais.

Sofrimento da família



A sua inconseqüencia é o sofrimento de sua família!

Muitas vezes, a curiosidade é o que leva os jovens às drogas.
Eles nem imaginam que estão caminhando para o inferno em vida e antecipando a morte.
Só no fundo do poço descobrem que a curiosidade mata.
O que mais desejam, então, é sair.
Onde encontrar forças?
Com a família.
É preciso renascer.
Desta vez, do coração de quem os ama.
Você já pensou nisso?

Crack



crack deriva da planta de coca, é resultante da mistura de cocaína, bicarbonato de sódio ou amônia e água destilada, resultando em grãos que são fumados em cachimbos.

O surgimento do crack se deu no início da década de 80, o que possibilitou seu fumo foi a criação da base de coca batizada como livre.

O consumo do crack é maior que o da cocaína, pois é mais barato e seus efeitos duram menos. Por ser estimulante, ocasiona dependência física e, posteriormente, a morte por sua terrível ação sobre o sistema nervoso central e cardíaco.

Devido à sua ação sobre o sistema nervoso central, o crack gera aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremores, excitação, maior aptidão física e mental. Os efeitos psicológicos são euforia, sensação de poder e aumento da auto-estima.

A dependência se constitui em pouco tempo no organismo. Se inalado junto com o álcool, o crack aumenta o ritmo cardíaco e a pressão arterial o que pode levar a resultados letais.

Heroína



Seus efeitos duram aproximadamente cinco horas, proporcionando sensações de bem-estar, euforia e prazer; elevação da autoestima e diminuição do desânimo, dor e ansiedade.

Como esta droga desenvolve dependência e tolerância de forma bastante rápida, o usuário passa a consumi-la com mais frequência com o intuito de buscar o mesmo bem-estar provocado anteriormente, e também de fugir das sensações provocadas pela abstinência. Essa, que surge aproximadamente vinte e quatro horas após seu uso, pode provocar diarreia, náuseas, vômitos, dores musculares, pânico, insônia, inquietação e taquicardia.

Assim, formas de obtê-la passam a ser o foco de suas vidas, gerando consequências sérias. Constantes vômitos, diarreias e fortes dores abdominais, perda de peso, depressão, abortos espontâneos, surdez, delírio, descompassos cardíacos, incapacidade de concentração, depressão do ciclo respiratório, colapso dos vasos sanguíneos; além de problemas relacionados às interações sociais e familiares são algumas consequências que o usuário está sujeito, em médio prazo. Além disso, no caso de pessoas que a utilizam na forma injetável, há chances de ocorrer necrose de tecidos e de se adquirir diversas doenças, como AIDS, hepatites e pneumonias, em decorrência da utilização de seringas compartilhadas.

A maioria dos casos de morte por overdose é consequência de paradas respiratórias decorrentes de seu uso prolongado, ou de uso concomitante com outras drogas.

Maconha



O que é maconha?

São as flores e folhas secas da planta CANNABIS SATIVA, também conhecida como Cânhamo verdadeiro. Os cigarros são chamados de: erva, pacau, baseado, charão, fininho ou finório. Contém várias substâncias que têm efeitos cerebrais, a mais conhecida sendo o delta-9-tetrahidrocanabinol (D -9-THC,THC). Também contém substâncias que não agem no cérebro, como o alcatrão. Outras preparações da CANNABIS são o haxixe, ganja e charas.

Malefícios da maconha
!

-fumar maconha traz os mesmos problemas que fumar cigarro de tabaco: bronquite, asma, faringite, enfisema e câncer;
-há maior risco de sofrer acidentes de trânsito;
-diminui a imunidade, aumentando a chance de ocorrerem infecções;
-se for usada durante a gravidez, existe a possibilidade de prejudicar o feto.

PODE OCASIONAR DEPENDÊNCIA?

A dependência pode ocorrer por uso repetido, durante bastante tempo. Pode haver tolerância(precisa usar maior quantidade de droga para sentir os mesmos efeitos de antes), de forma que a pessoa passa a fazer uso diário da droga, no entanto, a suspensão abrupta do uso não produz sintomas físicos. O dependente se afasta da família, do trabalho e do lazer, para ficar usando a droga. Alguns podem perder o interesse por cuidar de sua saúde ou higiene.

CRACK NEM PENSAR


Mãe desesperada prende o filho



Desesperada, uma dona de casa diz que não sabe mais o que fazer para tirar o filho do vício nas drogas. Segundo ela, o jovem passou os últimos cinco dias usando drogas na casa de amigos. Para tentar salvá-lo, a mulher decidiu prendê-lo dentro da casa da família no bairro Vila Betânia, em Viana.

"Eu não consigo mais viver. Hoje foi a botija de gás. Mas outra vez foi mais de R$ 3 mil. Várias casas estão sendo roubadas. Eles não trabalham, vivem roubando para manter o vício no crack. É desesperador. Às vezes eu peço à Deus a morte, o perdão... Peço até que Deus me de um câncer... Peço tudo na vida", lamentou Mariclei Rodrigues.

O filho da mulher tem 20 anos e é usuário de crack desde quando tinha 17 anos de idade. Para sustentar o vício, o jovem acaba roubando objetos de dentro de casa da família. "Eu roubo porque não trabalho", explicou Flávio Ferreira dos Santos.

Criança mata a avó a facadas


Um menino de apenas 12 anos confessou aos policiais do 24º BPM o assassinato da própria avó, Hilza Pereira da Silva, 66 anos, dentro da casa onde moravam. O garoto foi encontrado pelos policiais, no fim da noite desta quarta-feira, ainda ao lado do corpo que estava enrolado em um cobertor vermelho e jogado em uma vala da linha férrea, próximo a uma passagem de nível, a menos de 10 metros da casa. Hilza foi degolada com uma faca também utilizada para golpeá-la na barriga.
É possível que além de drogado, o garoto também tenha problema mentais, por causa da mãe. O menino foi morar com a avó há pouco mais de uma semana porque desistiu de morar com o pai adotivo, em Santa Cruz, na Zona Oeste.

Violência nas escolas


Porque há tanta violência em nossas escolas?


Um dos principais motivos dos alunos serem agressivos vem do fato do uso e do tráfico de drogas (lícitas ou ilícitas) usadas pelos mesmos. Muitos alunos usam e comercializam drogas, dentro ou nas redondezas de sua escola. Isso também atrai maus elementos.
Uma pesquisa da UDEMOS foi realizada, e obteram-se os sm eguintes resultados:
-27% das escolas entrevistadas, relataram que os alunos portavam ou bebiam bebidas alcólicas durante as aulas.
-19% das escolas foram invadidas por estranhos, que ou roubavam, estupravam, ou vendiam drogas para os alunos.
-18% carregam armas ilegalmente, e as trazem para a escola, o que é um tremendo perigo aos demais.


Como acabar com toda esta violência?


O primeiro passo para dar um ponto afinal a toda essa situação, é o governo se concientizar de que as drogas já estão dentro das escolas, e comprá-las e consumi-las já não é nenhuma dificuldade para os alunos. Outra medida eficiente, são os policias, que são obrigação de escola, pois geralmente intimidam os alunos que usam drogas, e podem evitar possíveis problemas nas saídas.
Em questão de drogas usadas por menores em suas respectivas escolas, o brasil só perde para o Chile e para a Argentina, podemos assim ter uma noção de como o problema é grandioso. Em suma, a criança com muito um tempo livre muito grande, acaba olhando programas de tvs inadequados, que as influenciam a todo esse mundo de drogas.



NA FOTO ACIMA, CRIANÇA É MORTA POR UMA TRAFICANTE QUE RONDAVA UMA ESCOLA. QUANDO VIU QUE A POLÍCIA ESTAVA CHEGANDO, O MENINO FOI PEGO DE REFÉM E ACABOU SENDO MORTO. O TRAFICANTE FOI PRESO E CONDENADO A 20 ANOS DE CADEIA.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Uso infantil de crack


Uma única moeda em troca de droga. A pedra pode custar apenas R$ 1 e o pagamento é feito com o dinheiro ganho nas esquinas e nos sinais de transito. É justamente entre essas crianças e adolescentes que o consumo de crack mais cresce. São crianças de 7, 8 e até 6 anos de idade sem rumo e sem futuro.
As consequencias para o corpo são terríveis e já bem conhecidas. Mas o crack também é capaz de causar um grave problema social. Cada vez mais, jovens saem de casa atrás do vicio. É uma geração capaz de tudo para ter a droga: de agir com violencia, de cometer crimes e de desafiar, inclusive, as leis do tráfico. Por esse motivo, muitos jovens já são impedidos até de voltar para suas comunidades.