Quem sou eu

Alunos da FEEVALE. Com o intuito de concientizar as pessoas, criamos esse blog, expressando nossas opiniões quanto as drogas, e tentando concientizar aqueles que ainda não levam esse assunto a sério. O blog aborda todos os tipos de respostas que uma pessoa necessita, para estar ciente das consequencias que as drogas trazem. Opinião das alunas a respeito do assunto; As drogas estão cada vez mais frequentes em nossos meios sociais, elas já são vistas com mais liberdade - o que é um absurdo- do que antes. Se não nos concientizarmos de que as drogas não trazem nenhum benefício, mas sim um malefício, não poderemos ajudar quem realmente está viciado. Com esse blog, você poderá saber como ajudar um viciado, seja conhecido ou não, e estar mais por dentro dos sintomas e efeitos que seu uso contínuo provoca.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Como ajudar um viciado?




Não é errado amar uma pessoa viciada: errado é permitir que ela continue a viciar-se. Há uma maneira afetuosa par que você ajude a uma pessoa que se encontra dominada por um vício, seja ele qual for.A pessoa viciada não tem forças para enfrentar seu problema sozinha. Necessitará de toda ajuda possível. Sem muita ajuda, com certeza ela fraquejará. Você não precisa esperar que uma pessoa viciada venha suplicar-lhe ajuda. Precisa entender que o viciado, sabe que o é, e de certo modo, procura negar esta verdade, por sentimento de culpa, vergonha ou medo de ver a sua imagem destruída. Muitos insistirão em afirmar que não são dependentes de algum vício. Não espere que um viciado venha até você solicitar algum tipo de ajuda. Você é que tem o dever de ajudá-lo voluntariamente, apoiá-lo e orientá-lo. Para tanto a primeira coisa a ser feita é a INICIATIVA.

1° Todas as pessoas reunidas para falar com o viciado, devem saber o máximo sobre a vida dele, sobretudo sobre os danos que o vício está causando à pessoa.

2°. Devem conhecer de um modo satisfatório os efeitos e conseqüências do vício, para transmitirem isto ao viciado.

3°. Devem falar franca e positivamente ao viciado, dizendo-lhe apenas a verdade, sobre as conseqüências morais, mentais, física e sociais que ele pode estar causando ou causará.

4°. Devem ter em mãos um PLANO DE AÇÃO, um PROGRAMA, para que o viciado possa iniciar imediatamente. Os problemas devem ser abordados de modo enfático, e em seguida serem apresentadas soluções viáveis.

5°. Caso o viciado já esteja numa fase crônica, não relutem em encaminhá-lo para uma clínica de recuperação e assumirem todas as responsabilidades. Para tanto, devem buscar antecipadamente todas as informações acerca da clínica, dos médicos, do custo e período de tratamento. Todas as coisas devem ser anunciadas ao viciado, durante a conversa de INICIATIVA.

6°. Se o caso é muito grave, é importante ter um profissional competente para orientar o grupo de INICIATIVA. Um psicólogo, ou psiquiatra, pode dar sugestões importantes.

7°. Não relutem em comunicar à empresa, escola ou qualquer outra instituição freqüentada pelo viciado, que ele precisará de toda ajuda possível, quer recebendo uma licença para tratamento, ou mesmo férias antecipadas. É muito provável que estas instituições já tenham pensado nisto.

8°. Cada um dos participantes da INICIATIVA deve ler ou falar alguma coisa sobre o vício, sendo que tudo deve ser ensaiado e revisado por um especialista.

9°. Mostrar ao viciado como é que ele fica ou se comporta quando está viciado. As conseqüências que ele traz para si e para as demais pessoas.

10°. Caso a pessoa viciada esteja correndo risco de vida por causa do vício, é bom que lhe sejam tirados a carteira de habilitação e o veículo, bem como deve ser advertido que enquanto não se curar, não terá permissão para guiar automóvel. Tal decisão será tomada para proteger a vida da pessoa viciada e dos demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário